Pelo menos é isso que um estudo apoiado pela própria Apple mostrou aqui: The Success of Third-Party Apps on the App Store (apple.com)
Across many app types, Apple’s own apps are rarely the most popular app of a particular type, and account for a small share of app usage
Eles mediram o engajamento baseado no tempo gasto nos aplicativos ou pelo número de usuários ativos diariamente, dependendo da proposta do aplicativo e dos dados disponíveis. Eles não mediram métricas de vaidade como downloads, por exemplo, por que a maioria dos apps originais da Apple vem pré-instalados.
Esse report analisa os aplicativos da Apple os apps de terceiros feitos mais populares e de vários tipos, quebrando por região e também os que melhor performaram de forma global, além das análises de diversos canais e tipos de consumo, não apenas mobile, mas TV, filmes, música e comunicação.
Faz muito sentido você ler o relatório, pelo simples fato absorver dados incríveis sobre diversos mercados e comportamento de usuário e seus dispositivos + consumo de conteúdo.
Alguns highlights: