Photo by <a href=Marcel Strauß / Unsplash">
Photo by Marcel Strauß / Unsplash

O que são os “filtros” em Plataformas

Mecanismos que controlam a abundância gerada pelos modelos baseados em plataforma

Uma plataforma é criada com três elementos: unidade de valor, plataforma tecnológica, interação entre as pontas.

Uma unidade de valor é o que o produtor cria para ser consumido pela pessoa/empresa do outro lado do processo. No caso do Uber a unidade de valor é a localização e a disponibilidade do motorista. No caso do Google, são as informações de sites  capturadas pelo crawler. No caso do Instagram, é a fotografia (agora é melhor falar conteúdo, dado que o Instagram está mais abrangente) que foi disponibilizada. No caso do Airbnb, o local. No caso da Sympla, a unidade de valor são as experiências disponibilizadas na plataforma. Do iFood, é a variedade de refeições (podemos ter uma discussão aqui se em vez de refeições não seria mais correto os restaurantes, mas deixemos para outra hora).

O valor de uma plataforma é percebida quando existe interações no topo da plataforma, ou seja, quando o usuário tem contato com as unidades de valor. Essas interações são criadas a partir do consumo dessas unidades de valor e daí vem a percepção do benefício.

Abundância leva a Irrelevância

É uma característica natural de negócios baseados em plataformas permitirem a criação de abundância de unidades de valor. Essa abundância pode ser maligna para a plataforma se não for controlada, levando à banalização de quem cria conteúdo e à irrelevância da oferta desse conteúdo perante o consumidor  (ainda não decidi se é melhor chamar a pessoa que usa o produto de cliente ou consumidor. Ultimamente estou incomodado com a palavra usuário, embora ache ela mais adequada.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis