Quando a área de Product Management começou a se fortalecer no Brasil, principalmente no momento de pandemia, muitas oportunidades tendiam a surgir no universo SaaS.
Contribuía para isso o fato das principais referências do assunto terem trabalhado nesse modelo, vindo de empresas como Google, Spotify, Facebook, entre outros.
Além do crescimento vertiginoso de companhias que cresceram com o modelo SaaS, seu modelo de negócio parecia um atrativo que poderia ser atribuído em qualquer tipo de companhia. Quando surgiu, então, o modelo de Product Led-Growth, em que o produto passa a ser o grande impulsionador do negócio, a área de Product Management gerou a expectativa de ser mais estratégica do que se pensava.
E como as empresas de varejo absorveram tudo isso?
Entre no grupo aberto do Product Overse
Inauguramos o nosso grupo aberto no WhatsApp do Oversee. Lá, a gente discute de forma realista o mercado e a disciplina de gestão de Produto! Entre agora!
Mesmo tendo a venda ao consumidor final como principal objetivo, vimos gigantes como Amazon trazendo os PMs com imenso foco no cliente. Olhando na superfície, parece que as empresas de varejo (que também envolve o e-commerce) sempre olham para vender mais e mais. Só que ser PM dentro do segmento de varejo também traz desafios que, ora se correlacionam com as empresas SaaS, ora exigem grande mudança de comportamento diante do cenário econômico.
Por que o varejo oscila tanto com a economia
O consumo é o principal motor do varejo. E, como se sabe, muitas coisas afetam o consumo.