Conhecendo seu usuário e seu comportamento através de análise de dados
Segundo o Gartner, "análise de produtos (Product Analytics) é uma aplicação especializada de business intelligence (BI) e software analítico que se utiliza de relatórios de serviço, devoluções de produtos, garantias, feedback de clientes e dados operacionais para ajudar o responsável por produtos a avaliar seus defeitos, identificar oportunidades de melhorias, detectar padrões de utilização ou capacidade dos produtos e vincular todos esses fatores aos clientes.
A análise de produtos também pode agregar feeds de plataformas sociais para rastrear reclamações sobre produtos. Ao analisar feeds de dados de produtos em tempo real, este tipo de ferramenta pode alertar proativamente os desenvolvedores sobre a necessidade de manutenção ou substituição em cenários de manutenção reativa e preventiva, além e ajudar a encaminhar as solicitações de serviço aos indivíduos responsáveis."
Product Analytics permite que as empresas entendam de uma maneira completa como os usuários se envolvem com os produtos que constroem. Para produtos digitais, é muito útil que equipes de produtos conheçam a jornada de seus usuários, entendendo assim o que os agrada ou não, o que os fazem se engajar, a utilizarem ou até mesmo em abandoná-los (churn).
A disciplina de análise de produtos é uma peça essencial na moderna gestão de produtos. Sites e aplicativos, em sua maioria, não são construídos para gerarem relatórios de desempenhos. E, sem uma abordagem adequada para a coleta destes dados (muitas vezes dados inconsistentes, formatados incorretamente e não estruturados) pode-se não conseguir extrair nada de valor. Porém, com um esforço planejado, todos esses dados de produto podem ser readequados, fornecendo informações úteis a seus stakeholders.
Product Analytics mostra às empresas o que seus usuários realmente fazem, não apenas o que eles dizem que fazem. Essas descobertas são conhecidas como comportamentos revelados e são altamente ricas e reveladoras. Normalmente, usuários não são muito precisos ou habilidosos em prever seu próprio futuro, e depender apenas de informações qualitativas pode limitar o entendimento da situação ou até mesmo levar times de produtos a premissas erradas devido a possíveis erros humanos associados oriundos de pesquisas com usuários.
Toda empresa tem um grupo de usuários que gostaria de manter, e está sempre em busca de outros mais com este perfil. Dados mais detalhados levam a decisões mais lucrativas. Segundo a McKinsey, “empresas que usam análises de clientes de forma abrangente relatam superar seus concorrentes em termos de lucro quase duas vezes mais do que as empresas que não o fazem”. Para ver esses retornos, as empresas precisam aprender a analisar seus produtos.
Product Analytics oferece uma visão robusta do seu usuário. Se um usuário puder realizar tudo isso por canais digitais, a análise de dados de produtos poderá realmente agregar valor em seu processo de gestão.