Quais livros você recomenda para quem quer aprender sobre Gestão de Produto?
Eu já respondi essa pergunta incontáveis vezes e fui percebendo que, no passar de quase três anos, mudei muito pouco minha resposta.
Por isso, eu deixarei aqui a minha lista definitiva de livros que considero que se você ler, terá uma base muito sólida em gestão de produto.
Não são muitos livros mesmo porque eu não acho que ninguém precise ficar lendo vários livros do mesmo assunto, porque o ganho que você terá será muito pequeno. O negócio é você conseguir colocar em prática de alguma forma, porque é assim que o cérebro irá consolidar o conhecimento: com repetição.
E pontuando, essa lista está na ordem certa de leitura. Não pule os livros porque da maneira que eles estão, um irá complementar a teoria do outro e você extrairá mais de todos eles.
Então vamos lá!
Business Model Generation
Comecemos com um livro sobre modelos de negócio. Não vejo uma forma melhor de entender sobre gestão de produto do que entendendo o básico sobre modelos de negócio.
Um produto é vendido por uma empresa e, portanto, se você não entende como uma empresa funciona, não tem uma base sólida para gerir um produto que consiga levar a empresa aos resultados que ela espera atingir.
O livro em que mais aprendi sobre o básico de um modelo de negócios foi o "Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios" que é do Alex Osterwalder e faz parte da série Strategyzer.
É um livro que fica aqui na minha mesa e sempre revisito. Ele vai direto ao ponto ao falar sobre os elementos que constituem um modelo de negócio de uma maneira mais simples do que o que encontramos cheios de jargões e frases muito complicadas por aí.
Jogar para vencer
Uma vez entendendo o básico sobre um modelo de negócio, você precisa entender sobre estratégia de negócio.
E quando falo entender, é ser capaz de ler uma estratégia e interpretá-la e não necessariamente criá-la. Deixo claro aqui, que o nível que você precisa aprender não é tão alto assim.
As decisões que você toma no produto devem estar ligadas indiretamente com a estratégia do negócio. Se isso não acontece, o produto pode ser maravilhoso, mas não trazer o resultado que a empresa espera. É por isso que esse tema é tão importante para ter uma base sólida como product manager.
Um dos livros que mais me ensinaram sobre estratégia é o "Jogar para vencer: como a estratégia realmente funciona" do A. G. Lafley.
Não é um livro grande e nem complicado de se entender. Traz a teoria de uma forma simples e com métodos que ajudam a assimilar mais facilmente o tema. Esse foi outro que li e reli algumas vezes.
Muito além da sorte
Com os dois livros anteriores você terá a base de negócio que você precisa para entender o contexto a sua volta e provavelmente desde o seu dia 01 como PM, você irá escutar a seguinte frase:
Precisamos gerar valor para o usuário.
Bom, é aqui que entra o livro "Muito Além da Sorte: Processos Inovadores para Entender o que os Clientes Querem" do Clayton Christensen.
É nesse livro que se explica a teoria do Jobs To Be Done (JTBD), que vejo como um dos conceitos mais básicos se você quer aprender gestão de produto da maneira que na minha concepção é a ótima.
Todos queremos ou precisamos fazer algo todos os dias. Esses são os nossos "jobs do be done". Entender bem essa teoria irá te ajudar a criar um a proposta de valor matadora para o seu produto.
Value proposition design
Depois de entender bem JTBD, é hora de entender como criar uma proposta de valor para o seu usuário e não enxergo livro melhor do que o "Value Proposition Design", também do Alex Osterwalder.
Lembrando que para ler esse livro, é preciso que você tenha lido os outros antes.
É nesse livro que, na minha visão, foi criado um dos mais importantes canvas do mundo dos negócios: o "Value Proposition Canvas". Você pode ver uma foto dele à seguir: