Michael Porter é certamente o autor mais consultado sobre o que é estratégia ainda nos dias atuais. Seu primeiro livro "Estratégia competitiva" foi escrito em 1980 e ainda assim, é um dos melhores livros de estratégia que existem atualmente.
Estratégia, como muitos outros conceitos que usamos no mundo corporativo, vem do vocabulário militar (não é à toa que você já deve ter escutado alguém numa empresa dizer que precisava vencer o seu concorrente, como uma menção a vencer a guerra e conquistar o mercado) e em sua origem significa "a arte do general".
Isso significa que estratégia em sua essência era um conjunto de decisões que se materializavam em forma de ordens para o batalhão da guerra, em busca de um único objetivo, conquistar território e derrotar o oponente.
Nas palavras de Porter:
"Estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades."
Quer posição única e valiosa maior do que ganhar a guerra? E trazendo para o mundo moderno, quer posição única e valiosa maior do que ser o número 1 do mercado?
Eu sempre tento simplificar um pouco a discussão sobre o que é estratégia porque no geral, quando falamos de estratégia, parece que estamos falando de um bicho de 7 cabeças, quando, na verdade, não é.
Pense em estratégia como se você estivesse jogando xadrez. Você precisa tomar decisões sobre quais os seus próximos passos. "Cavalo na B1", "Rainha na C5", "Bispo na D6", são decisões que você está tomando analisando a formação do tabuleiro atual e com as peças que você tem.
Em uma empresa é o mesmo, é preciso analisar o mercado e definir qual lugar se quer ocupar, as atividades que serão necessárias (no horizonte possível de se enxergar do ponto atual, não prevemos o futuro) e quais recursos serão necessários para isso.
Sim, criar uma boa estratégia demanda bastante estudo do mercado e cenário que a empresa está no momento, mas o conceito em si ficou mais complexo do que deveria. Sim, o que é simples não significa que é fácil, eu sei.
Por isso, se você quer se aprofundar no tema (se você trabalha com gestão de produto, recomendo fortemente que seja um expert em saber ler e entender uma estratégia), vou deixar aqui os melhores livros que eu já li e que me fizeram descomplicar esse bicho de 7 cabeças.
Essa não é uma lista extensiva, mas também nem acho que você precisa ficar lendo dezenas de livros e artigos. Se tiver que escolher, leia os três primeiros, que te darão um conhecimento muito aprofundado sobre o tema já.