Uma PM organizada, vale por duas. Já dizia o velho da montanha. Boa parte da vida de um PM é priorizar tarefas de devs, do produto e de outras áreas, definindo o que causa mais impacto para o usuário e/ou para o negócio e se certificando que isso venha primeiro na fila de uma infinidade de outras coisas. Mas como o PM organiza suas próprias tarefas? Simples, priorizando. ;-)
Não é fácil decidir quais reuniões ir, quais pessoas falar, quais assuntos devem ser resolvidos primeiro que outros… É importante conseguir se organizar para dar conta de todos os compromissos e principalmente para manter a sua sanidade em dia. Para me ajudar nesse processo, eu uso (tento) um sistema de priorização chamado Matriz de Eisenhower.
“Who can define for us with accuracy the difference between the long and short term! Especially whenever our affairs seem to be in crisis, we are almost compelled to give our first attention to the urgent present rather than to the important future.” – Dwight D. Eisenhower, 1961 address to the Century Association
Dwight D. Eisenhower foi o 34° presidente dos Estados Unidos. Além disso, ele foi comandante das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. Com esse currículo, ele tinha que lidar com tarefas que eram importantes e urgentes. Então, ele fazia uma separação: decisões que podiam esperar até o dia seguinte, não eram urgentes. Decisões que poderiam ser delegadas para outras pessoas, não eram importantes.
Para organizar essas tarefas e então priorizar de forma eficaz, a Matriz de Eisenhower é dividida em 4 quadrantes: