Photo by <a href=Tamara Gak / Unsplash">
Photo by Tamara Gak / Unsplash

Identificando alavancas de crescimento

Entenda como desdobrar o GMV em produtos digitais

Indicadores de produtos são um assunto recorrente. Isso acontece porque todo mundo acha que indicadores são difíceis de dominar ou de entender, mas na verdade, tudo o que ouvimos sobre indicadores são tentativas de abstrações pra deixar isso mais perto da sua realidade. O que eu quero dizer é que cada empresa e cada produto tem seus próprios indicadores e métricas e que mesmo que eles tenham nomes iguais, por exemplo Churn, são calculados de formas diferentes. Por isso, é importante que você entenda do negócio, ou seja, como sua empresa perde e ganha dinheiro, em qual o momento estratégico e tático ela se encontra e principalmente quais os mecanismos que regem o mercado no qual o seu negócio se encontra.

Além disso, é bastante incomum encontrar times de produtos que conseguem conectar diretamente os indicadores de produto com os indicadores de negócio. Geralmente encontramos times tentando movimentar ponteiros especificamente de produto e que na  maioria das vezes são bem difíceis de conectar com as principais alavancas financeiras ou de crescimento da empresa.

Todas as empresas têm mecanismos claros que impulsionam seu crescimento e mantém saudável o fluxo de dinheiro. Essas alavancas quase sempre podem ser conectadas de forma direta ou indireta com os indicadores e os planejamentos táticos de Produto.

Nesse texto mostro como podemos encontrar alavancas de crescimento desdobrando um dos principais indicadores de mercado, o GMV.

GMV - Gross Merchandise Value

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis