Indicadores de produtos são um assunto recorrente. Isso acontece porque todo mundo acha que indicadores são difíceis de dominar ou de entender, mas na verdade, tudo o que ouvimos sobre indicadores são tentativas de abstrações pra deixar isso mais perto da sua realidade. O que eu quero dizer é que cada empresa e cada produto tem seus próprios indicadores e métricas e que mesmo que eles tenham nomes iguais, por exemplo Churn, são calculados de formas diferentes. Por isso, é importante que você entenda do negócio, ou seja, como sua empresa perde e ganha dinheiro, em qual o momento estratégico e tático ela se encontra e principalmente quais os mecanismos que regem o mercado no qual o seu negócio se encontra.
Além disso, é bastante incomum encontrar times de produtos que conseguem conectar diretamente os indicadores de produto com os indicadores de negócio. Geralmente encontramos times tentando movimentar ponteiros especificamente de produto e que na maioria das vezes são bem difíceis de conectar com as principais alavancas financeiras ou de crescimento da empresa.
Todas as empresas têm mecanismos claros que impulsionam seu crescimento e mantém saudável o fluxo de dinheiro. Essas alavancas quase sempre podem ser conectadas de forma direta ou indireta com os indicadores e os planejamentos táticos de Produto.
Nesse texto mostro como podemos encontrar alavancas de crescimento desdobrando um dos principais indicadores de mercado, o GMV.