Eu passei muito tempo da minha carreira perdendo tempo com uma coisa muito simples: para mim o produto deveria evoluir, sempre. Diversas vezes eu ficava irritado com "top down" ou com a falta de visão de médio prazo que os stakeholders tinham. Ficava irritado por ter que trabalhar apenas no curto/curtíssimo prazo e não conseguir pensar pra fazer as coisas com calma.
Hoje, eu sei que o problema estava mais comigo do que com o resto. Obviamente teve ocasiões e empresas que passei que todo mundo tava perdido mesmo e "é isso aí, toca seu cavalo e vamos ver no que vai dar". Mas em outras vezes eu não enxergava que existem duas culturas antagônicas que devem ser gerenciadas dentro das empresas: descoberta e exploração.
Explore e Exploit
Vou preferir usar os termos em inglês, pois Explore e Exploit em português querem dizer a mesma coisa. Mas os dois termos são bem diferentes. Em Explore significa procurar, descobrir, encontrar o modelo ou a hipótese que poderá ter sucesso, ou seja, que consiga ter o menor risco de inovação e maior retorno esperado. Já o Exploit tem a ver sobre se aproveitar do que você já tem, procurar crescimento, growth.