Participando de entrevistas e conversando com algumas pessoas do meio pude perceber uma incompatibilidade entre senioridade x e expectativa salarial.
O trampolim de empregos
Como já comentei, por experiência própria e ouvindo de outras pessoas de produto, a melhor oportunidade para conquistar um aumento significativo no salário é ao mudar de empresa. Dificilmente, em uma promoção, por exemplo, de Júnior para Pleno você conseguirá um aumento 2x, por exemplo. Inclusive é comum existirem níveis intermediários de senioridade (Júnior 1,2 e 3, Pleno 1, 2 e 3 e etc).
Com o cenário que tivemos nos últimos anos, até o final de 2022, as empresas estavam extremamente capitalizadas e com muito dinheiro para “queimar”. Vagas abertas a rodo e o que vi foi diversos profissionais aproveitando para aumentar seus salários exponencialmente pulando de um emprego para o outro.
A lógica era a seguinte: você entrava em uma empresa, ficava em média 6 meses e depois partia para outra. Para essa outra vaga, você já poderia se posicionar como alguém com experiência, afinal você trabalhou por 6 meses. Com isso, acompanhado de um salário mais alto, muitas vezes existia um “pulinho” de senioridade. Você era Jr 1, 6 meses depois você, na outra vaga, você era Jr 2.
Para a próxima vaga já poderia ser um Pleno, afinal você tem 1 ano de experiência. Bom, vocês entenderam a lógica, certo?
De que forma isso te afeta?
Vejo um impacto significativo, em duas áreas distintas: financeiro e carreira. O que acaba acontecendo é o seguinte: