Como ser promovido como Product Manager

Lições que aprendi em anos de empirismo, neurociência e psicologia

Como ser promovido como Product Manager
Photo by Daniel Thiele / Unsplash

Escrevo esse texto pensando na carreira de Product Management, mas grande parte da minha visão aqui sobre avançar na carreira serve para qualquer campo de atuação.

Antes de falar qualquer coisa sobre carreira, quero gerar um entendimento mútuo sobre como enxergo o mundo de uma maneira sistêmica porque assim, pode ser que algumas coisas que acontecem a sua volta, inclusive com a sua carreira, façam mais sentido.

Comecemos falando sobre sistemas complexos e acaso.

O mundo por acaso é complexo

O mundo por si só é um grande sistema complexo, o que significa que ninguém consegue enxergar ou controlar todas as variáveis que nele existem. Uma vez que não conseguimos controlar todas as variáveis, também não conseguimos controlar por completo os resultados das nossas ações. Se alguém conseguisse controlar todas as variáveis, certamente conseguiria prever o futuro e essa pessoa teria poderes jamais vistos na Terra.

Nesse momento você deve estar se perguntando porque estou falando sobre sistemas complexos num texto sobre como ser promovido como Product Manager. Pois bem, porque não importa a carreira que você estiver, vão existir variáveis que você não controla e que vão afetar a sua vida e potencialmente a sua carreira, sem que você nem mesmo perceba. É o que chamamos no mundo de acaso ou o que muitos chamam de sorte e azar.

A aleatoriedade já nasce com você, visto que você não escolhe em qual lugar, qual gênero, raça e classe social que irá nascer. E essa aleatoriedade irá impactar o resto dos seus dias, desde o seu primeiro segundo no mundo. E, mais tarde, certamente irá impactar em como você consegue ter oportunidades profissionais e crescer na carreira ou não, porque o sistema social que vivemos privilegia certas dessas características, as quais não controlamos no momento em que nascemos.

Não é meu foco aqui falar sobre o que é justo ou não. O que falei até aqui é para te mostrar como existem infinitas variáveis que você não enxerga e que muito menos controla, e que no final das contas, pode ser o resultado da somatória delas que fez com que você não fosse promovido, mesmo merecendo.

Deixa eu te dar um exemplo do que estou falando: imagine que seu gestor está em uma reunião com você e outras pessoas. É uma reunião importante, em que decisões precisam ser tomadas e que você pode ajudar alinhar as coisas. Agora imagine que ele precisou sair 15 minutos mais cedo porque deu algum problema em algum sistema e ele não viu que você foi fundamental para que a melhor decisão possível tenha sido tomada e ninguém deu um feedback para ele em relação a isso.