Acredito, que na hora de planejar o roadmap, algumas dúvidas podem surgir: como alinhar com os objetivos estratégicos da empresa? Como comunicar de maneira clara a direção que o produto está indo? Como dar visibilidade para stakeholders?
Por isso, ao fazer a leitura do livro Product Roadmap Relaunched, entendi que tem pilares fundamentais nesse processo.
Na minha visão, um dos principais desafios como PM, é conseguir conectar diferentes contextos, caminhando a estratégia para a mesma direção: como desenvolver produtos gerando valor para usuário e, ao mesmo tempo para a companhia? Além de tudo, qual a melhor forma de comunicar para diferentes stakeholders a direção que o produto está indo?
Dizem, que qualquer problema que você está passando, alguém já passou por um igual e escreveu um livro sobre isso.
Pensando nisso, resolvi trazer um pequeno resumo dos 04 primeiros capítulos do livro, reunindo o que é considerado pelo autor, necessário, durante essa construção.
Começando pelo capítulo 01, esses três tópicos, conseguem sintetizar muito bem o que um Roadmap precisa ter (tradução livre):
● Inserir os planos da organização em um contexto estratégico;
● Focar em entregar valor para os usuários e Organização;
●Abraçar o aprendizado como uma parte bem-sucedida no processo de desenvolvimento de produto;
Como pode ajudar no dia a dia de produto? Primeiro, é válido perguntar se você está respeitando esses três tópicos. Em seguida, pense em conectar bem o Roadmap à estratégia da companhia, considerando a entrega de valor que pode gerar tanto para o usuário como para a organização. Ter isso em mente, ajuda também a fazer as devidas priorizações.
Seguindo para o capítulo 02, o autor descreve o que seriam componentes primários de um Roadmap, conforme a imagem abaixo:
Começando pela Visão de produto — Tradução Livre
“Independente se é chamado como: missão, visão ou propósito, organizações, normalmente tem princípios que orientam em direção a North Star [Metrics]. Pensamos em uma visão de produto, como um tipo de cliente que irá se beneficiar do seu produto e ficará totalmente realizado e onipresente”.
Objetivos de Negócio — Ajuda você a medir progresso
“Quais metas seu produto está tentando alcançar? O que será mensurado diferente para a companhia? Essas, são perguntas poderosas que ajudará a explicar o porquê do seu roadmap em termos concretos e deixar os stakeholders empolgados sobre o futuro”.
Prazo/ Linha de Tempo:
“Uma visão macro como: calendário trimestral ou o roadmap: Now, Next and Later, fornecem orientação enquanto preserva flexibilidade. Em todo caso, o objetivo é comunicar o que é importante agora e o que pode esperar um pouco”.
Temas: Foco dos temas em Outcomes em vez de Outputs
Fazendo a seguinte pergunta: “O que precisaria ser verdade para o produto realizar sua visão e atingir os objetivos de negócio”? É a melhor forma de organizar o trabalho e os entregáveis do time. Expressar temas como necessidades dos clientes ou problemas e desenvolvimento de soluções (features e funções).
Disclaimer
“Isto protege você de ser acusado por quebrar promessas. Também protege seu cliente/consumidor, deixando claro que mudança é possível e até mesmo provável”.
Bônus
Componentes secundários do Roadmap para responder às preocupações de alguns stakeholders:
· Features e Soluções;
· Confiança;
· Estágio de desenvolvimento;
· Público-Alvo
· Áreas envolvidas;
Informações complementares para fornecer contexto para seu roadmap:
· Informações do projeto;
· Considerações da plataforma;
· Contexto financeiro;
· Drivers externos;
Como pode ajudar no dia a dia de produto? Agrupando em temas e iniciativas, que permitem inserir o produto em um contexto estratégico. Fazendo perguntas como: estou mexendo nos ponteiros? O que está no meu roadmapsão entregas que tem menor esforço versusmaior entrega de valor? O que está no roadmap,o time está confiante sobre essas entregas? Com isso, é necessário saber quais metas a empresa pretende atingir e como o seu produto pode ajudar a alcançar.
No capítulo 03, o autor discorre que é necessário entender a fase do seu produto, para ser possível tomar boas decisões. Nesse caso, é importante estar sempre atualizado sobre o contexto inserido. Isso, vai evitar que se tome decisões baseadas em suposições e sejam cometidos equívocos a respeito do produto.
Com isso, as fases de acordo com autor são as seguintes:
· Novo;
· Crescimento;
· Expansão;
· Colheita/ Vaca Leiteira;
· Final da vida;
Como pode ajudar no dia a dia de produto? Avaliar qual é o momento do seu produto e o ecossistema inserido. Uma ferramenta útil, é o business model canva.
No capítulo 04 o autor fala sobre estabelecer o “Por que” com visão de produto e estratégia. Para facilitar, irei dividir em 03 tópicos:
● Diferença entre missão, visão e valores:
Missão: é o propósito que levará você, alcançar a visão. Podendo ser dividido em 04 elementos-chave: valor, inspiração, plausibilidade e especificidade;
A Visão, ajuda a deixar mais claro o “por que” trazer um produto para o mercado e o que o sucesso irá significar para o mundo e para a organização;
Já os valores, estão mais relacionados a ideais e crenças. Também serve para guiar comportamentos.
● Como criar e comunicar a sua visão de produto:
Aqui, trago um exemplo prático de como você pode treinar com seu produto, preenchendo com as informações dele. Talvez, isso contribua para dar uma maior visibilidade dos objetivos que o seu produto quer atingir.
Para: [Público-alvo];
Quem: [Necessidades do público-alvo]
O(a): [Nome do Produto]
É um(a): [Categoria do Produto]
Que: [Benefícios do Produto/Razão de comprar];
Ao contrário de/do [concorrentes]
Nosso produto [Diferenciais]
● Como desenvolver uma estratégia para alcançar a visão de produto:
“A estratégia do produto é a ponte que conecta a estratégia de alto-nível às especificidades do produto. Para muitas empresas, a estratégia de produto é a principal contribuição, de um modo geral, da estratégia da empresa”.
Fazer o desenho da estratégia ao mesmo tempo que conecta com métricas é um passo dessa jornada.
Seguindo nesse contexto, é preciso definir as métricas do negócio — É necessário identificar os objetivos que irão amarrar a visão, o que é fundamental, para essa visão se tornar realidade.(Tradução Livre). Com isso, aqui vai um guia, de itens que estão dentro de OKRs de empresas como: Uber, Linkedin e Google:
· Tudo que tem no roadmap precisa estar atado a pelo menos um dos objetivos;
· Gerenciar o número de objetivos. Cinco, foi o número que se mostrou mais eficiente. (vale avaliar o contexto de cada um);
· Focar em Outcomes em vez de Outputs;
Como pode ajudar no dia a dia de produto? Verificar se o seu roadmap está amarrado à estratégia da companhia e objetivos do negócio. Além de tudo, é necessário detectar se é mensurável. Reavaliar se está comunicando da melhor forma e identificar oportunidades relacionadas a garantir que existe uma estratégia bem definida e clara.
Bônus
Top 10 objetivos universais. Deixo essa tabelinha abaixo para que você analise se pode retirar algum insight para o seu produto.
Espero que essas dicas possam ajudar você com seu Roadmap 😊
REFERÊNCIAS
Livro: Product Roadmap Relaunched: How to Set Direction While Embracing Uncertainty — C. Todd Lombardo, Bruce McCarthy, Evan Ryan, Michael Connors