O início de um novo ano é sempre uma oportunidade porque é um momento onde nosso primitivo cérebro se inunda com uma onda de motivação e empolgação. É aquele famoso pensamento "2024 vai ser diferente!" e vou te falar, pode ser diferente sim.
Mas só será diferente se você ou fizer coisas diferentes, ou as pessoas, a sua volta, que tem algum impacto em você, fizerem diferente. Não tem muito segredo, como já dizia o poeta "É loucura esperar resultados diferentes fazendo a mesma coisa!".
Faz sentido, não é mesmo?
É claro que nesse texto vou trazer as minhas práticas e métodos que me ajudam a ser mais organizado, a terminar mais coisas e a avançar mais no meu dia a dia, mas antes, gostaria de alinhar as expectativas com você, querida pessoa que me lê.
Esse texto pode não servir para o seu contexto de vida e em nenhum momento quero desmerecer nenhum aspecto da sua vida, blz? Sim, eu sei que você pode ter muito menos tempo disponível que eu, condições financeiras de vida diferentes, doenças que eu não tenho ou só ver a vida de maneira diferente mesmo.
Nenhum texto que escrevo tem a pretensão de transparecer uma verdade absoluta e nem impor nada em ninguém. Se as dicas que eu deixar aqui te ajudarem, maravilha, senão, segue o baile e tamojunto!
Agora, vamos lá!
Definir objetivos de longo e curto prazo
O longo prazo importa, e muito!
Todo ano, a primeira coisa que eu faço é revisar meus objetivos de longo prazo. Objetivos de longo prazo te ajudam a direcionar os objetivos de curto prazo.
O que fui percebendo ao longo dos anos é que parecia que eu não estava conseguindo avançar para canto nenhum. O ano terminava e a sensação, pelo menos para mim, não era de dever cumprindo, pelo contrário, por vezes era de que o ano havia passado e eu não havia conquistado nada.
E vou te falar, eram anos que eu tinha trabalhado pra caramba. O que entendi foi que eu não tinha uma direção maior para seguir a caminhada, então, os anos acabavam não se somando na conquista de objetivos maiores e o sentimento era ruim.
Desde então, tenho definido objetivos que são grandes e difíceis de conquistar, com alvos que não me vejo conquistando com menos de 5 a 10 anos, mas que quando eu conquistá-los, terão um impacto gigante na minha vida como um todo.
Por isso, minha primeira dica aqui é: tenha objetivos de longo prazo.
Isso vai te estimular a pensar com um pouco mais de ambição e abrir sua mente para talvez querer ir mais longe ou conquistar coisas maiores na sua vida. Pelo menos pra mim, fez uma grande diferença, principalmente escrevendo e visualizando o meu futuro.
Visualize o seu futuro todos os dias
Há muitos anos, quando estava estudando sobre o cérebro e comportamento humano, acabei lendo esse texto do Tony Robbins que é sobre uma técnica de visualização que pode te ajudar a conquistar seus objetivos.
Confesso que não sou fã de coach, mas muita coisa que o Tony ensina, ajudou muito em eu conseguir organizar melhor a minha vida. E, aprender a visualizar o meu futuro, me ajuda todos os dias a me motivar e a me manter no caminho que quero chegar.
Com o passar dos anos, acabei estudando bastante sobre neurologia e entendi do ponto de vista científico o porquê visualizar é algo tão importante, principalmente se você quer fazer de algo um hábito e uma rotina. O processo de imaginar o futuro acontece numa região do nosso cérebro que o Daniel Kahneman intitula de Sistema 2 em seu livro Rápido e Devagar: duas formas de pensar.
O sistema 2 é composto por partes do nosso cérebro que são mais lentas e que são as responsáveis por tomar decisões complexas e que demandam muita energia do nosso raciocínio. Já o sistema 1, toma decisões automáticas e que demandam muito pouca energia do nosso cérebro.
O cérebro funciona dessa forma porque se tivéssemos que pensar para respirar, provavelmente passaríamos nossa vida em paralisados em posição fetal, somente usando energia o tempo todo para pensar em como respirar. Isso significa que, se não conseguimos automatizar coisas da nossa vida no sistema 1, para o nosso cérebro, qualquer coisa que use o sistema 2, passa a ser algo que o coloca em risco e, naturalmente, ele rejeita.
Visualizar todos os dias aquilo que você quer conquistar, para o longo prazo, vai te dar mais chances de o seu cérebro não rejeitar isso sem mesmo que você consiga perceber. Sabe quando você desiste de algo porque parecia muito difícil? Pois é, você não visualizou o suficiente para transcender a barreira de dor do seu cérebro.
Ter aprendido mais sobre o cérebro me deu uma vantagem muito grande na vida. Depois que aprendi que ele não quer gastar energia e, portanto, vai querer me sabotar o tempo todo, consegui mudar a maneira como faço as coisas e o ambiente a minha volta para que eu conseguisse enganá-lo. Visualizar meus objetivos todos os dias, fazem com que o meu cérebro não se assuste com o quão difícil eles podem ser e não me sabote.
Um exemplo de visualização pra gente sair da teoria: