Fazer muitos GEMBAS foi o que me destacou para uma vaga de produto no início da carreira. Não tinha todas as competências ainda, mas consegui mostrar que conseguia ir a fundo nos problemas, colocava o cliente e sua experiência no centro, que conseguia priorizar de forma racional e por fim propor ações de melhorias de forma estruturada, documentando e apresentando para o time de produto.
Esse trabalho me levou para uma posição de Analista de Produto e assim comecei oficialmente em um papel na área, e ainda nos dias de hoje, essa cultura e ação faz parte do meu dia a dia e de todo o nosso time, pois acreditamos ser a melhor forma de sentir a realidade dos usuários. Então, se você é essa pessoa buscando transição internamente, você pode começar a praticar um pouco do papel de produto indo ao Gemba, e se você já está no papel está na hora de sair de frente do computador também.
Você a essa altura já está se perguntando o que é esse tal de Gemba, então vamos lá que vou te contar o que é, porquê e como fazer.