O Peter Thiel é bem claro no seu livro "De Zero a Um" quando diz que empresas de tecnologia precisam procurar uma maneira de criar o seu monopólio. Logo no começo do livro, ele faz uma série de citações importantes sobre como a concorrência não é compatível com o crescimento em escala.
Sob a concorrência perfeita, no longo prazo nenhuma empresa obtém um lucro econômico. O oposto da concorrência perfeita é o monopólio. -- Masters, Blake; Thiel , Peter. De zero a um . Objetiva. Kindle Edition.
Nós falamos muito sobre o modelo de plataforma e como o efeito de rede pode potencializar qualquer negócio. Acontece que o modelo de plataforma e o efeito de rede são apenas algumas das formas de potencializar a criação e a sustentação de monopólios. O mercado tradicional tem usado até então, o modelo de controle de pipeline, onde a empresa tenta controlar a execução e a distribuição do começo ao fim.
Esse racional faz muito sentido e tem o seu valor, mas o que o Peter Thiel e outros pensadores não divulgam, é que eles perderiam dinheiro fazendo isso. Pelo simples fato de que a criação de monopólios destrói a inovação exatamente por causa do sufocamento que a concorrência enfrenta.
Em vez de se esforçar para se tornar indistinguível, procura ser grande em algo substantivo — ser um monopólio único. -- Masters, Blake; Thiel , Peter. De zero a um . Objetiva. Kindle Edition.