Product Oversee

5 ótimos livros sobre comportamento humano para entender melhor o seu usuário

São nas mudanças de comportamento que estão as oportunidades

Imagem de destaque de 5 ótimos livros sobre comportamento humano para entender melhor o seu usuário

Como já dizia o grande Paulo Chiodi do Products Guru’s

“Produtos são feitos por pessoas para pessoas!”

Sabendo disso, entender o comportamento humano é algo que pode nos ajudar e muito a criar melhores produtos, que de fato vão resolver os problemas dos nossos usuários e então trazer resultado para a empresa.

Eu separei essa lista de 5 livros que eu já li e que me ajudaram muito a entender porque algumas coisas acontecem, tanto do ponto de vista das pessoas a minha volta quanto sobre o meu próprio comportamento e acredito que eles também podem ajudar no dia a dia ser um(a) profissional de produto melhor.

Aqui vai!

O Poder do hábito - Charles Duhigg

O que eu mais gosto no livro é o fato de Charles mostrar o quanto ficamos automáticos diante de situações que se tornaram um hábito em nossas vidas.

Fazemos muitas e muitas coisas sem ao menos percebermos e isso, na maioria dos casos, não é ruim, muito pelo contrário, elimina uma carga cerebral que seria muito pesada para nosso cérebro e a direciona para atividades que precisamos aprender ou que ainda não estamos habituados.

Esse livro é muito revelador, traz informações pertinentes sobre nossas rotinas e alguns pontos podem até lhe deixar meio estagnado, pois você acaba percebendo coisas em seu cotidiano que nem prestava atenção.

Não quero dar nenhum spoiler sobre o livro, ainda mais esse, que está em primeiro lugar em minhas recomendações de leitura para quem deseja entender melhor o comportamento humano.

Só uma sugestão: leia, leia, leia!

Link de O Poder do hábito na Amazon

Mais rápido e melhor: Os segredos da produtividade na vida e nos negócios - Charles Duhigg

O ponto principal desse livro é a produtividade e Charles tenta a todo momento nos mostrar como é possível sermos mais eficientes. É o tal do “mais com menos”, sabe? Compartilho aqui um trecho do livro que eu sempre faço questão de reler (em tradução livre):

“Produtividade é sobre reconhecer as escolhas que outras pessoas frequentemente deixam passar. É sobre tomar as decisões certas da maneira certa. A maneira como nós escolhemos olhar para nossas vidas; as histórias que nós contamos para nós mesmos e os objetivos que nós nos forçamos a nos contar em detalhes; a cultura que nós estabelecemos entre as pessoas que trabalham com a gente; as maneiras como nós visualizamos nossas escolhas e gerenciamos a informação em nossas vidas.”.

Nós tomamos decisões a todo momento e até a mais simples delas pode mudar os resultados de nossas vidas. Este é um livro que irá te ajudar a lógica por trás das nossas decisões. Entender isso pode lhe ajudar a evoluir a oferta do seu produto para o seu público.

Link de Mais rápido e Melhor na Amazon

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman

Este livro é como se fosse uma “bíblia do cérebro”. É todo fundamentado em pesquisas que duraram muitos anos, isso sem contar na experiência de Daniel Kahneman. O autor explica como nossa mente pode ser tão intuitiva, rápida, emocional e, ao mesmo tempo, tão deliberativa, lenta e lógica. E ele fala de uma maneira em que toda a abstração que isso representa faça sentido em nossas cabeças.

Entender como nossa maneira de pensar funciona lhe dará uma visão nova sobre o ambiente em sua volta e suas decisões. Daniel deixa claro como nós, em muitos casos, passamos por “falhas mentais”, uma vez que a intuição pode ser algo tão automático que nós nem percebemos ou analisamos outros cenários e possibilidades antes de decidirmos algo.

É definitivamente uma leitura obrigatória para você que quer entender mais sobre o comportamento humano!

Link de Rápido e Devagar na Amazon

Hooked (Engajado) - Nir Eyal

Em resumo, o livro descreve em detalhe sobre o modelo da formação do hábito.

O modelo é dividido em quatro partes na forma sequencial: Trigger que pode ser traduzido como a expressão “chamar atenção”, que no livro ele explora em dois cenários: interno e externo Ação Variável de ganho Investimento

A formação de hábitos influencia diretamente no valor da vida de seus consumidores, pois caso seja criado um hábito deles usarem o seu produto/app, o CLTV (Customer Life Time Value) irá crescer evitando assim que eles migrem para concorrência ou apenas perda de interesse e assim “morrem”.

É também um ótimo livro para conseguir criar produtos que vão fidelizar os seus clientes. Eu sempre deixo um disclaimer sobre esse livro, pois como tudo na vida, podemos usar de um jeito bom ou ruim. Viciar as pessoas e as alienar em prol de lucro não é algo que eu considere bom para a sociedade como um todo, por isso, a escolha de como usar os ensinamentos do livro está sempre em nossas mãos.

Link de Hooked (Engajado) na Amazon

Misbehaving: A construção da economia comportamental - Richard Thaler

Esse é um conceito um tanto mais profundo e relativamente novo. A economia comportamental tenta desvendar e entender as variáveis que impactam nossas escolhas e nossas tomadas de decisão.

Esse é um livro de um dos principais autores do tema, onde ele narra seu trabalho de anos até o ponto de ganhar o Nobel.

Esse livro pode ser útil para que você comece a entender melhor sobre esse tema que está cada vez mais em alta.

A última vez que você comprou algo, o que te levou a comprar? Por que especificamente você escolheu este produto? Você teria mudado de opinião por outro produto mais barato?

Entender esse tipo de relação pode ser algo extremamente útil na hora de projetar as ofertas dos seus produtos.

Link de Misbehaving na Amazon

E você, tem algum livro para indicar sobre o tema comportamento humano? Me envie uma mensagem e vamos tomar um café virtual. Meus contatos estão em pablosilva.com.br.

Até a próxima!