Seu negócio > seu cliente > inteligência artificial
Provavelmente, a IA sozinha não vai salvar o seu negócio. E tá tudo bem.

Cuidado com o H(AI)ype!
Quando os aplicativos começaram a se popularizar, diziam por aí que os sites iam acabar e tudo seria aplicativo. Pra que ter um site? Toda empresa queria fazer seu app mobile.
Por volta de 2015, começou a aparecer o movimento dos Progressive Web Apps, que em resumo tem a proposta de transformar a experiência dos sites em algo mais parecido com a de aplicativos. Então, disseram que apps não iriam mais existir, pois ninguém mais baixaria apps.
Uns 2 anos depois o Facebook tentou criar uma onda de chatbots, ainda pelo Messenger (alguém usa?). Ouvi entusiastas falarem que as interfaces visuais iam desaparecer e todas as interações dos humanos com as máquinas seriam por texto e/ou voz, no máximo botões. Dessa vez, as empresas queriam seu chatbot.
Agora, você deve se lembrar dos últimos anos, quando começaram a aparecer as palavras web3, blockchain, smart contracts, descentralização. Ouvimos todas aquelas promessas de que a web que conhecemos não iria mais ser a mesma. Cansei de ler notícias dizendo que a startup A, B, C ia criar um novo sistema utilizando blockchain.
Em 2022 foi lançado o GPT 3.5, e aí já sabe, né? IA é o futuro, sites não fazem mais sentido, agora todo mundo vai usar IA pra tudo, etc…
Eu não sou maluco de dizer que essas tendências e tecnologias vão sumir ou que não devemos explorar as novas tendências. Não é isso.
O que eu quero dizer para todos é CALMA!
Cadastre-se gratuitamente para comentar e participar da discussão.
Assine