Em um artigo inovador lançado em 26 de dezembro de 2023, pesquisadores do VILA Lab da Universidade Mohamed bin Zayed de IA revelaram um conjunto de 26 princípios projetados para revolucionar a forma como os usuários interagem com grandes modelos de linguagem (LLMs), incluindo LLaMA-1/2 e GPT-3.5/4.
Este estudo, intitulado "Princípios Orientadores São Tudo o Que Você Precisa para Questionar LLaMA-1/2 GPT-3.5/4," oferece uma estrutura única para otimizar a maneira como as perguntas são feitas a esses sistemas avançados de IA.
Os princípios, desenvolvidos por meio de extensos experimentos, concentram-se em melhorar a clareza e a estrutura dos prompts, garantindo que os usuários possam extrair informações precisas e relevantes de forma mais eficaz desses modelos sofisticados.
Uma percepção chave da pesquisa é a adaptabilidade de modelos maiores a prompts mais específicos e detalhados. Essa adaptabilidade destaca a notável capacidade de simulação e precisão dos modelos. Ela também sublinha a necessidade dos usuários formularem cuidadosamente suas consultas para aproveitar todo o potencial desses sistemas de IA.
Os pesquisadores encontraram que utilizando as 26 estratégias de prompts a seguir, a performance do LLM (aka ChatGPT) pode melhorar em até 50%:
É claro que para cada necessidade você usará uma estratégia diferente, você não precisa utilizar todos para conseguir o ganho de performance. Vá adaptando ao seu contexto e compondo o prompt para ter ganhos maiores.
Este trabalho marca um avanço significativo no campo da inteligência artificial, prometendo tornar os modelos avançados de linguagem mais acessíveis e fáceis de usar para uma gama mais ampla de aplicações. À medida que a IA continua a evoluir e se integrar em vários aspectos de nossas vidas, pesquisas como essa são cruciais para moldar um futuro onde tecnologia e interação humana estejam alinhadas de maneira perfeita.