Empatia: você continua não sendo seu usuário

Domine todas as técnicas, domine todas as teorias, mas ao tocar uma outra alma humana, seja apenas uma outra alma humana


Esse texto foi escrito pelo coordenador dos cursos de design da Tera Lucas Freire.


Uma parte fundamental para todo desenvolvimento de produto é a pesquisa com usuários.

Na área dos produtos digitais, principalmente em Experiência do Usuário, uma discussão que é bem efervescente é sobre o tratamento com as pessoas usuárias. Temos diversos artigos e discussões sobre a empatia. A empatia é reconhecida como "se colocar no lugar do outro". Hoje, ela acaba sendo uma das habilidades socioemocionais mais requisitadas para quem precisa pesquisar o 'outro'.

O encontro entre uma pessoa usuária com um designer ou product manager geralmente se dá nas entrevistas. Além de um encontro para entender necessidades e dores das usuárias, ali são expostas duas realidades distintas:

90% dos brasileiros têm um salário de até R$3500. Em muitos dos casos, os produtos digitais buscam escala e, na realidade brasileira, é com esse público que irá lidar. Para além disso: 54% da população é negra.

No contraste desses dados, temos os profissionais da área de tecnologia: mais de 85% dos profissionais de UX Design tem um salário superior a R$3300 segundo a pesquisa Digital Skills. E se formos falar dos profissionais de Product Management esse número cresce para mais de 90%. Além disso: diferente da maioria da população brasileira, os profissionais de tecnologia também são, em sua maioria, pessoas brancas (dois em cada dez profissionais são negros).

Classe, raça… Muitas fricções existem quando falamos desse encontro de quem projeta e de quem usa os produtos digitais.

Esse conteúdo é para pessoas inscritas no portal

A inscrição é gratuita e te dá direito a ter nossa newsletter às quartas e os conteúdos abertos no site. Masss você fica sem uma série de outros benefícios gratuitos para assinantes, como a nossa newsletter exclusiva às sextas, nossos eventos e meetups.


Já é inscrito? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis