Essa é a narrativa da jornada de modernização da estrutura de APIs do Mercado Eletrônico.
Uma breve história desde as integrações em formato SOAP até a adoção de abordagens mais modernas, como a interface REST e outras tecnologias complementares.
E como fizemos tudo isso acontecer em apenas 5 meses.
Parte 1: O Início de Tudo
No mercado de tecnologia, já é sabido que a ideia por trás das APIs existe desde o início da computação. Todavia, nos últimos 10 anos, elas cresceram significativamente não apenas em número, mas também em sofisticação, como a própria Deloitte deixa claro nesse artigo de abril de 2021.
As APIs estão se tornando cada vez mais dimensionáveis, monetizadas e onipresentes.
O Mercado Eletrônico já utilizava esse método de interação entre serviços há algum tempo. Nós tínhamos diversas APIs projetadas especificamente para integrações usando XML, ou seja, APIs baseadas em SOAP.
Foi em 2022, que começamos a enfrentar desafios com estas APIs. Elas geravam problemas de complexidade, baixa performance e difícil manutenção. Além de não proporcionarem uma boa experiência para os desenvolvedores.
Muitos clientes tinham a intenção de integrar seus softwares ao nosso ecossistema, mas a nossa tecnologia era insuficiente e, consequentemente, pouco atrativa.
Decidimos embarcar na jornada de modernização das nossas APIs para proporcionar uma experiência mais eficiente para os nossos usuários.