Apple Vision Pro: tudo o que você precisa saber sobre a nova tecnologia da Apple

O Apple Vision Pro, novo headset de realidade mista da Apple, chega ao mercado americano só em 2024. Fique por dentro de tudo sobre esse lançamento desde já!

Apple Vision Pro: tudo o que você precisa saber sobre a nova tecnologia da Apple

O Apple Vision Pro chega com a promessa de oferecer experiências imersivas na medida certa e com tecnologias de última geração. Para isso, um novo sistema operacional foi desenhado exclusivamente para o device.

Na edição de 2023 do Worldwide Developers Conference (WWDC), evento em que a Apple compartilha com o mercado atualizações e lançamentos, o destaque foi o anúncio do Apple Vision Pro. Segundo o CEO da empresa, Tim Cook, este é o “maior lançamento da história da Apple”.

Aqui, estamos falando de um tipo de tecnologia já explorada por outros players expressivos no mercado, como Google, Meta e Microsoft, que não tiveram grandes triunfos: experiências de realidade virtual, aumentada ou mista por meio de um device.

Este é o maior lançamento da Apple em quase dez anos - o último foi o Apple Watch, que chegou para os consumidores em 2015.

No evento, outras atualizações foram trazidas para os sistemas operacionais do iPhone, do Apple Watch e dos computadores da marca, mas o centro das atenções foi o Apple Vision Pro.

Acompanhe nosso giro com as informações mais importantes e fique por dentro de tudo o que esperar do novo produto da loja da maçã.

Apple Vision Pro: o que se sabe sobre a nova tecnologia da empresa

Esta é a primeira coisa que você precisa saber: o Apple Vision Pro é um headset que proporciona ao usuário experiências de realidades aumentada e virtual.

Vamos aos principais pontos de destaque do par de óculos que vai custar a bagatela de US$3.499 - cerca de R$17.000 na cotação atual - e que estará disponível nos Estados Unidos a partir do início de 2024.

Visual inteligente

Com o visual que remete a um par de óculos de ski, um dos diferenciais do produto é que o usuário não ficará totalmente imerso na realidade mista, uma vez que as lentes contam com certa transparência e permitem o contato visual entre quem está usando o Apple Vision Pro e quem está no mesmo ambiente.

De acordo com Cook, trata-se do “primeiro produto da Apple em que você olha através dele e não para ele”.

0:00
/

Além disso, o design permite que haja circulação de ar no device, de modo que as peças eletrônicas não são superaquecidas durante o uso - fator muito importante, uma vez que está próximo aos olhos.

Digital Crown também no Vision Pro

O botão Digital Crown, que torna a navegação no Apple Watch muito amigáve,l também estará no headset e com a mesma função: facilitar alguns ajustes e transições.

Utilizando-o, o usuário pode trocar rapidamente de ambiente na realidade mista, indo de uma cachoeira para uma sala de cinema, por exemplo.

Lentes de grau acopláveis

A Zeiss trabalhou em parceria com a Apple para que as pessoas que usam óculos de grau possam acoplar lentes magnéticas enquanto estiverem usando o Apple Vision Pro.

Experiência completa também para quem teria certa dificuldade para aproveitar tudo o que o Apple Vision Pro pode oferecer por conta de limitações da visão.

Alguns milhões de pixels… Em cada olho

O Vision Pro conta com duas telas, uma para cada olho, mais um painel externo. Cada uma das telas possui 23 milhões de pixels. Sim, é isso mesmo: 23 milhões de pixels. Junto a isso, a empresa também garante tecnologias que vão entregar cores em altíssima qualidade.

Captura de movimentos por todos os lados

Além das câmeras internas que capturam os movimentos dos olhos, o headset possui câmeras externas que captam movimentos das mãos e de objetos, tanto em posições abaixo dos olhos ou ao redor, permitindo a navegação por gestos.

Essas capturas são feitas por diversos sensores que se conectam com um novo chip desenvolvido pela Apple e que foi criado para fazer o processamento de imagem em velocidade oito vezes mais rápida do que um piscar de olhos, de acordo com a própria empresa.

Tridimensionalidade

Com todos esses recursos, imagina fazer um FaceTime com quem você não vê há anos? A experiência das chamadas por vídeo também foi repensada para o novo dispositivo.

O usuário poderá visualizar a pessoa com quem está falando em tamanho real e fazer chamadas em grupo, organizando a visualização de todos os participantes da maneira que quiser.

0:00
/

Por trás dos recursos que parecem de outro mundo, existe um robusto sistema operacional, o visionOS, que foi exclusivamente pensado para atender o Apple Vision Pro.

Vamos entender quais seus principais pilares.

Por dentro do visionOS, o sistema operacional do Apple Vision Pro

Junto com o device, a empresa trouxe a público que o sistema operacional do aparelho, o visionOS, é o primeiro a ser desenvolvido do zero considerando a computação espacial, termo usado pela própria Apple para se referir à mistura das duas experiências de realidade aumentada e realidade virtual.

O que diferencia o visionOS do MacOS e do iOS é a capacidade de processar informações visuais e interativas em tempo real, proporcionando a experiência imediata no consumo de informações em diversos formatos ao usuário.

Para incrementar ainda mais a usabilidade, o sistema operacional contará com aplicativos nativos ao Vision Pro e com uma loja de aplicativos que foi totalmente redesenhada. O usuário poderá fazer o download de aplicativos de importantes marcas, como Adobe e Microsoft.

0:00
/

Outro ponto importante é a segurança: o Apple Vision traz um novo sistema, o Optic ID. Nele, é feita a leitura da íris para liberar o acesso ao device e aos seus conteúdos. A empresa garantiu que todas as informações e as interações feitas com aplicativos e sites permanecem privadas.

Os óculos de realidade aumentada ou de realidade virtual não são exatamente uma novidade no mercado. Como ponderamos no início do artigo, outras grandes empresas já investiram na tecnologia e a aderência do mercado não foi tão boa.

Usualmente, as reclamações giram em torno do desconforto em usar o headset no dia a dia, do superaquecimento, do isolamento excessivo que o aparelho promove e da duração da bateria. Algumas questões já chegam com o status de resolvidas, como a do aquecimento do aparelho e o controle da imersão na experiência.

Sabendo das promessas feitas em relação ao Apple Vision Pro, você aposta que a tecnologia vai colar ou vai na mesma onda das concorrentes?