De acordo com um novo relatório da The Information, a Apple está investindo milhões de dólares por dia em inteligência artificial, ampliando o trabalho relacionado aos modelos de linguagem de IA em várias equipes.
Embora a Apple não tenha se pronunciado oficialmente confirmando as informações contidas no relatório, fizemos um resumo com as informações mais relevantes sobre este furo. Veja a seguir!
Foundational Models: a unidade de IA conversacional da Apple
O documento aponta que a unidade da Apple que trabalha com IA conversacional é chamada de “Foundational Models” e tem cerca de 16 membros, incluindo vários ex-engenheiros do Google.
Quem supostamente está liderando o squad é John Giannandrea, chefe de IA da Apple, que foi contratado em 2018 para ajudar a melhorar a Siri.
Equipes adicionais da Apple também estão trabalhando com investimentos em inteligência artificial, de acordo com The Information. Uma unidade de Inteligência Visual está desenvolvendo um modelo de geração de imagens, e outro grupo está pesquisando IA multimodal, que pode reconhecer e produzir imagens ou vídeos, bem como texto.
Ajax GPT: mais potente que o ChatGPT
Com a promessa de ser ainda mais relevante e assertivo que o GPT-3.5 da OpenAI, o modelo de linguagem da Apple — chamado Ajax GPT — está em treinamento e promete revolucionar o mercado de IA conversacional.
Sua aplicação permeará por todo o portfólio de produtos Apple, aprimorando a Siri, o ditado por voz e outros recursos de linguagem em seus dispositivos.
Alguns exemplos das possibilidades do Ajax GPT é permitir que os donos de iPhones deem comandos à Siri para automatizar tarefas, além de interligá-lo ao Apple Watch.
Além disso, o squad de IA da Apple também está trabalhando em modelos conversacionais que fornecerão respostas de texto, vídeo e imagens a perguntas dos usuários.
Por fim, o relatório do The Information aponta o desenvolvimento de um chatbot que vai interagir com os clientes que usam o AppleCare, que estende a garantia dos produtos Apple por mais tempo.
Embora as informações não tenham sido oficialmente confirmadas pela Apple, uma coisa é fato: a empresa de Tim Cook certamente está aprimorando sua infraestrutura para se manter relevante na competição pelas melhores soluções de inteligência artificial!
Se você chegou até aqui, fique por dentro de outras novidades sobre o assunto em nossa página dedicada à IA.