A importância de um bom relacionamento com o time técnico e dicas de como estabelecer isso

Já se perguntou essa semana como está o seu relacionamento com o seu time técnico?

A importância de um bom relacionamento com o time técnico e dicas de como estabelecer isso
Photo by Clay Banks / Unsplash

Dentre as habilidades de uma pessoa gestora de produto que eu mais admiro, é a habilidade de se comunicar objetivamente para diferentes públicos, conseguindo engajá-los com a mensagem que foi passada. Construir relacionamento com diferentes pessoas dentro de uma empresa, a comunicação e o relacionamento acontece com várias áreas e frentes diferentes, indo do nível operacional até chegar no C-level, em muitos casos.

Hoje eu gostaria de falar da comunicação e, ao mesmo tempo, do relacionamento de uma pessoa de produtos com o time técnico.

Eu gostaria de saber isso, lá atrás, quando iniciei como Product Owner.

Três dicas de como estabelecer um bom relacionamento com o time técnico

1. Fomente o senso de ownership dentro do time

Busque mostrar para o time a importância que eles têm dentro do desenvolvimento do produto e como eles impactam o resultado.


Um exemplo prático disso, é sempre dar o contexto de negócio para o time em qualquer interação que se tenha, quando forem discutir sobre alguma solução para implementar no negócio etc.

Mostre o impacto que o trabalho deles irá gerar para o negócio, como o comprometimento deles podem mover os ponteiros positivamente de toda a companhia e na realização de entregas incríveis para os clientes.

Isso certamente irá ajudar no engajamento e comprometimento de todos na solução que estão trabalhando.

Já viu quando o deadline é apertado e você precisa daquela sprint final para fazer a entrega? Pois é, nessa hora o time pode fazer acontecer, pois estão imbuídos com o propósito daquela entrega, sabendo o quanto aquilo é importante para o negócio e o cliente.


2. Traga o time para participar das discussões da solução/iniciativa desde o início

Trazer o time para participar das discussões de uma iniciativa desde a sua concepção é extremamente importante para criar o senso de comprometimento e importância deles dentro do time.

Não digo para trazer o time inteiro para uma reunião de planejamento ou dinâmica de discovery, mas sim, trazer algum ponto focal que represente o time.

Isso certamente vai passar a mensagem para o time de que eles são fundamentais nas discussões para se chegar na melhor solução.

E, óbvio, isso evita criar aquele clima de que a demanda chegou top down sem o envolvimento do time técnico desde o início (Mesmo entendendo que isso acontece às vezes, faz parte do jogo).

3.  Esteja presente. Seja um gestor de produto com quem o time possa contar

Sabemos que a correria do dia a dia é bem agitada, reuniões com o cliente, estudo de novas descobertas, alinhamentos com o time, facilitação de discovery, avaliação de métricas, gerenciamento de roadmap e backlog, etc, mas não deixe que isso impeça você de estar presente, de verdade, para o time.

Sempre que der, separe um tempo para bater um papo com os membros do time (não necessariamente sempre sobre trabalho), fortaleça laços, pois certamente isso facilitará seu dia a dia com o time.

Além disso, busque blindá-los dos topdowns do cliente/stakeholders. Sei que algumas vezes simplesmente não têm como, mas sempre mostre para o time que está fazendo o possível para que a rotina seja sustentável e que preza pelo bem-estar deles.

Construa uma ponte de diálogo aberta com todo o time, prezando pela transparência sobre o que está acontecendo, e o que está fazendo para contornar as eventualidades do dia a dia que podem impactar o andamento do trabalho deles.

Espero ter contribuído trazendo algo que é extremamente importante, mas que, por parecer óbvio, acaba sendo negligenciado por muitas pessoas de produto no dia a dia.

Até a próxima.