A fórmula para aprender todas as coisas

Toda teoria nasce de uma prática

A fórmula para aprender todas as coisas
Cena do Filme : "Whiplash - Em Busca da Perfeição"

Parece algo muito trivial e óbvio, mas se a gente parar para pensar, grande parte das teorias, correntes de pensamentos e estudos nascem de pessoas que tiveram experiências pregressas.

E, muitas vezes, essas experiências são com pouco ou quase nenhum material de apoio, onde na base da tentativa obtiveram algum resultado e entenderam como funcionam alguns mecanismos. 

Após essa prática, foi gerada uma reflexão onde essa pessoa tenta refazer os passos, acertos / erros, e é criado por ela ou por outros um material a respeito daquele processo EMPÍRICO. 

E aí vem um termo interessante: EMPÍRICO, que por definição: 

 "... é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma. ", segundo site "signicados.com.br"

Onde quero chegar? Às vezes quando precisamos começar em uma área nova ou um estudo novo, buscamos os top materiais daquele assunto, livros mais lidos, sites referência, influenciadores, vídeos, cursos, opções infinitas para então começar a desbravar aquele tema, e ficamos postergando o início da vivência prática daquilo em detrimento a essa grande preparação. 

Mas quem foi que instituiu que a ordem correta das coisas é TEORIA -> TEORIA -> TEORIA -> PRÁTICA? 

Se você usar como ponto de partida um material didático considerado "A bíblia da área X", o ápice que você consegue atingir com esse material enquanto consumidor dele é se tornar um especialista "Na bíblia da área X", que é diferente de ser um conhecedor da ÁREA X em si. Entendem a diferença?

Na prática, a teoria é outra

O que você tem aqui é uma lente sendo aplicada em um determinado contexto. Existem várias outras vivências possíveis de pessoas que não registraram em materiais didáticos seus caminhos, entretanto, também obtiveram bons resultados, muitas vezes com base nessa tecnologia humana que chamamos de INTUIÇÃO. 

Mais que isso, esses caminhos podem estar sendo escritos do teu lado enquanto você está extremamente apegado a livros, ebooks coloridos, cursos, e teóricos. 

"Ah, esses caminhos que a gente não vê..." - Caminhos, JotaPê

Essa reflexão surgiu hoje na minha aula de bateria, quando junto ao meu professor estávamos falando sobre aplicação de determinadas técnicas para tocar Jazz na bateria e chegamos numa reflexão parecida.