Conseguir influenciar pessoas é uma das principais habilidades que uma pessoa de produto precisa para ter sucesso no seu dia a dia. Não basta encontrarmos uma oportunidade, temos que convencer muitas pessoas a embarcarem em nossa ideia para aquele plano sair do papel. Essa com certeza é a parte mais difícil do nosso trabalho.
Por isso, vender a visão de um ideia é muito importante em nossa profissão. Não existe uma receita pronta para ser um bom influenciador, mas aqui podemos listar alguns comportamentos que indicam que você está de desenvolvendo.
1 - Construa relações
Esse é o princípio básico da influência. Criar e estreitar relações pode não ser uma tarefa tão simples, mas com certeza irá te ajudar muito no dia a dia a influenciar as pessoas para que sua ideia seja comprada e vá pra frente. Pense em momentos em que você teve uma conversa com alguém que você já confiava e ela veio te pedir algo. Foi mais fácil a conversa, não foi?
Como PM, uma boa maneira de começar a construir relações com seus stakeholders, por exemplo, é trazê-los para perto de você. Eu sei que pode ser chato ter que explicar todas as vezes que é importante coletar evidências, analisar dados e fazer pesquisas para conseguirmos diminuir o risco de estarmos errados na direção da geração de valor, mas é preciso entender que nem todos têm a mesma visão que você. Por isso, ao invés de cobrar as pessoas para que elas façam isso, que tal ajudá-las.
Existem vários pontos que tangem a construção de uma relação, o Dale Carnegie inclusive escreveu um livro todo sobre esse tema (Como fazer amigos e influenciar pessoas), mas tem dois em específico que eu acredito serem bastante efetivos, que são se usar da positividade e do acolhimento às pessoas. Aqui vão algumas dicas sobre:
- Preste atenção na sua comunicação não verbal e seja positivo: ninguém gosta de colaborar ou se relacionar com alguém que só reclama ou que vê problema em tudo. Ajude a pontuar os riscos que você enxerga e incentive as pessoas a fazerem o mesmo.
- Mande uma mensagem de agradecimento ao time que participou para a entrega de algum resultado. Demonstre realmente estar grato pela parceria.
- Mande um feedback diretamente para a pessoa ou a reconheça na frente dos outros, destaque os comportamentos positivos e como as ações dela foram essenciais para a geração de algum resultado.
Em algum momento da vida vamos escutar um ‘’Ah, isso não dá pra fazer’’ ou ‘’Ah, isso é muito difícil’’ ou ‘’Já tentamos isso antes”. Explique os porquês, convide essa pessoa a pontuar os riscos.
Fortaleça laços. Construa relações de confiança.
2 - Demonstre foco no problema e não nas pessoas
Naturalmente, o ser humano entra em modo de defesa quando ele se sente contrariado ou atacado. Por isso, é importante que você deixe muito claro que você está tentando resolver um problema e não que está apontando o dedo na cara de ninguém, ainda mais se você não tiver uma relação de confiança muito consolidada com as pessoas que você tem que lidar no seu dia a dia.
Adaptar o discurso nesse caso é fundamental para que você consiga tracionar sua ideia e trazer as pessoas para o seu lado. A ideia aqui é principalmente tomar cuidado para não utilizar expressões que soem agressivas, pois as pessoas podem se fechar completamente à sua ideia em instantes.
Expressões como: