Product Oversee

Como conseguir a primeira experiência na área de produto como PM/PO?

Dicas que podem te ajudar a romper algumas barreiras

Imagem de destaque de Como conseguir a primeira experiência na área de produto como PM/PO?

A área de produtos está aquecida, número de pessoas buscando por uma vaga como Product Manager ou Product owners tem crescido, e neste cenário temos tanto pessoas com um certo background técnico (QA/Dev/UX), como pessoas sem essa vivência que estão em transição de carreira.

Além das muitas dúvidas quanto ao que estudar, se vale ou não tirar certificado, quais livros são importantes para ler etc, há uma questão bem relevante: Como conseguir minha primeira vaga na área?

VAI UMA DICA

Primeiro ponto, não desanime!

Por vezes estamos nos aplicando para vagas e o processo é moroso, cansativo e parece que estamos batendo sempre na trave e nosso SIM jamais chega e que todo o mercado pede uma experiência que ainda não temos.

Mas existe algumas formas de encontrar uma vaga que exija um grau menor de requisitos, podendo ser uma forma de adquirir experiência e colocar em prática o que vem estudando, e também conseguir identificar o quanto se sente confortável e aderente com a vida na gestão de produtos:

  • Dentro da empresa atual: se estiver empregado e a empresa atual tem esta área ou ainda está em transformação digital, que tal mostrar seu interesse pela vaga de PM/PO?
    • Converse com os gestores/a área de people para falar sobre seu interesse em atuar em outra função;
    • Deixe claro o que você sabe sobre a função e em como poderá contribuir;
    • Vale também conversar com outras pessoas da área de produto da empresa atual, identificar como conseguiram a posição de produtos, que dicas e conselhos podem lhe oferecer sobre a área dentro da empresa, bem como como funciona a realidade e cultura de produtos na empresa.
  • Vaga em ONG’s: Sim, você pode se candidatar como voluntário em frentes que despertam seu interesse e conseguir junto a isto praticar a gestão no dia a dia de produtos ou apenas aprofundar seu conhecimento com a área de negócios (que é uma das muitas frentes de uma pessoa PM);
  • Universidade: se você é um estudante universitário, um bom caminho é procurar empresas júnior ou incubadoras dentro da instituição onde você estuda;
  • Programas de trainee: Algumas empresas oferecem para recém formados ou pessoas que estão no final do curso a oportunidade de ingressar na empresa através do programa de trainee, então vale acompanhar a página corporativas para não perder este tipo de recrutamento;
  • Empresa do mercado atual: para quem está migrando, buscar vagas em startups/empresas relacionadas ao mercado que já atua pode ser uma boa estratégia. Pensa comigo: se você trabalha com engenharia química ou finanças, por que não aproveitar essa bagagem para ser um diferencial em sua vaga em produtos?
  • Famoso freela: candidatura como freelancer é uma maneira de colocar a mão na massa e provar como viver gerenciando produtos.
  • A outra opção é mais ousadia e alegria, e foi o que uma pessoa que conheço fez, ela buscou vagas em empresas mais novas, como as startups, que estão dando os primeiros passos e o grupo de funcionários ainda é pequeno, foi a forma que encontrou de conseguir espaço para trabalhar na área.

E ENQUANTO A VAGA NÃO CHEGA…

Linkedin

Vão desde coisas muito simples como: seguir pessoas influentes e conteúdos relevantes da área de interesse, além ter currículo no linkedin atualizado. Devemos lembrar que o Linkedin é uma máquina de algoritmo, logo ter as palavras chaves faz diferença.

Para descobrir as palavras chaves é importante buscar vagas e identificar quais são os padrões mais usados no mercado, afinal a área de produtos tem uma chuva de letrinhas e termos chaves.

E quando estiver avaliando os termos chaves, avalie também quais são as principais exigência, e faça um raio-x seu, identifique quais pontos você é mais forte e quais precisa se aplicar, talvez tenham muitos pontos para evoluir, então já coloca em prática os métodos de priorização para focar no que terá melhor resultado.

Aqui tem uma especialista em recrutamento falando sobre palavras chaves: https://www.linkedin.com/pulse/como-escolher-melhores-palavras-chave-para-o-seu-perfil-martins/

Currículo

O currículo é outro ponto importante, ele precisa estar aderente a vaga que você está se candidatando e não extremamente genérico. Seja claro, preciso e organizado. Vale adicionar o objetivo deixando bem explícita ao que você está se candidatando, este arquivo é o primeiro contato do recrutador com você, então capriche.

A seguir um canal da Carolina Martins, especialista em recrutamento, onde tem vídeos sobre currículo, transição de carreira, como falar de pretensão salarial etc: https://www.youtube.com/c/CarolinaMartinsRecoloca%C3%A7%C3%A3o/videos

Se preparando para um Estudo de Caso

Diversas empresas tem estudo de caso para avaliar as pessoas que se candidataram à vaga, por isso, refine seu pensamento crítico e tenha uma comunicação fluída para passar a mensagem, abaixo mais detalhes para se preparar: https://productoversee.com/se-preparando-para-entrevistas-de-pm-estudos-de-caso/

Como se preparar para as entrevistas

Nesta Live das Mulheres de Produto elas falam desde a preparação até a contratação, está bem detalhado o processo, com diversas dicas valiosas.


Conhecendo a porta de entrada

Algumas empresas estão com as portas abertas para novas pessoas de produtos e muitas tem aberto vagas para APM (Associate Product Manager), que é um cargo inicial. Bom ressaltar que não há uma nomenclatura padrão de mercado, logo, nem todas as empresas oferecerão este tipo de vaga, mas não significa que não tem entrada para os novatos.

https://productoversee.com/gerente-de-produto-associado-apm-o-que-e-como-se-tornar-um-e-empresas-que-contratam/

Podcats: Migrar para área de produtos




Avaliando a empresa

Sim, a empresa precisa ser avaliada, afinal, você irá passar boa parte do seu dia nela (presencialmente ou não):

https://productoversee.com/se-preparando-para-entrevistas-de-pm-avaliando-a-empresa/

POR ÚLTIMO E NÃO MENOS IMPORTANTE

Todo profissional, independente da área, precisa se manter atualizado, então, sempre que possível invista em:

  • Livros: Alguns que gosto muito para quem está iniciando são:
  • Cursos: Tem desde cursos mais completos e longos, como cursos mais curtos e até de temas bem específicos, vale avaliar o que está de acordo com a sua realidade.
  • Comunidade: A comunidade é um ótimo lugar para se atualizar e entender um pouco da dinâmica do dia a dia.

CONCLUSÃO

Obter nova colocação no mercado não é fácil, temos dimensão da realidade de milhões de brasileiros e de toda a crise que estamos vivendo, mas meu humilde conselho é: Não desista! Viva um dia de cada vez e se empenhe. A oportunidade desejada pode demorar um pouco para chegar, mas sei que andar devagar rumo ao destino sonhado é melhor do que ficar parado esperando ele chegar. Boa sorte!!!!

Referência:

https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2020/02/product-managers-estao-em-alta-entenda-o-que-fazem-esses-profissionais-e-como-entrar-nessa-area.html